Biografia

Uma história de fé, devoção e missão

Frei Rinaldo Stecanela Oliveira, é o segundo dos cinco filhos do Casal Anísio de Oliveira (in memoriam) e Nadir Stecanela Oliveira. Nasceu na cidade de Cambará do Sul (RS) mas viveu toda a sua infância na cidade de Turvo (SC). Desde muito cedo manifestou seu desejo pelas coisas de Deus. Era comum sua presença nas comunidades, exercendo as funções de coroinha e na reza do Terço. Seus pais sempre foram de muita oração e isso influenciou sua vida Religiosa.

1983

Aos treze anos de idade, no ano de 1983, ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora das Dores da Congregação Religiosa chamada Ordem dos Servos de Maria (OSM) em Turvo (SC). Ali cursou o 2° grau (Ensino Médio) e recebeu todo o acompanhamento humano e espiritual para dar uma resposta mais consciente ao chamado que Cristo lhe havia feito: vem e segue-me.

1985 a 1989

Durante os anos de 1985 a 1989 cursou FILOSOFIA, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em 1990 fez uma experiência missionária e pastoral numa paróquia de Sena Madureira no Estado do Acre

1990

Em 1990 fez uma experiência missionária e pastoral numa paróquia de Sena Madureira no Estado do Acre. A partir do ano de 1991 foi transferido para Santiago do Chile a fim de cursar Teologia na Pontifícia Universidade Católica daquele país. Ainda cursando teologia desenvolveu, como experiência pastoral, um trabalho junto às penitenciárias de Santiago.

1993

Em 1993 professou, no Chile, os votos solenes (perpétuos), consagrando-se religioso definitivamente. Terminada a teologia e já religioso de votos solenes, viajou para Bolívia na intenção de fazer um curso de latino - americano para formadores (responsáveis pelas casas de formação religiosa). No Chile, Frei Rinaldo ficou por 4 anos. Após o curso de Teologia voltou para o Acre onde foi ordenado diácono pela imposição das mãos de Dom Moacir Grechi, até então bispo de Rio Branco (AC). Ainda diácono, foi transferido, em 1995, para Turvo-SC com o intuito de trabalhar na formação dos seminaristas menores (Reitor de Seminário) e na Direção do Colégio de um Colégio da Ordem. Trabalho este que realizou durante cinco anos

1995

Foi ordenado sacerdote no dia 15 de julho de 1995, naquela cidade, por Dom Moacir Grechi. Em Fevereiro de 2000 foi transferido para a comunidade de São Paulo assumindo a direção pastoral como pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores na região do Ipiranga, onde desenvolveu um grande projeto de evangelização.

Trabalhos específicos na sua Ordem Religiosa​

Na sua família religiosa já exerceu as funções de:
– Formador,
– Reitor,
– Conselheiro Provincial,
– Vice-Provincial
– Secretário Provincial
– e Coordenador Regional (América do Sul) dos Servos de Maria.
Atualmente é
– Formador
– Conselheiro Provincial
– e Coordenador Regional (América do Sul) dos Servos de Maria.

Música

Cantor / Compositor
A veia artística sempre esteve presente na vida de Frei Rinaldo. Ainda adolescente aprendeu tocar violão, aperfeiçoando-se mais tarde no conservatório Santa Cecília de Curitiba, quando estudou vilão clássico. Quando estudava Filosofia em Curitiba, pode fazer ainda um curso de técnica vocal entendendo todo o dinamismo do bom uso da voz para o canto. Desde cedo começou a manifestar-se nele o dom da composição musical. Sempre que podia, apresentava-se em shows e festivais de músicas religiosas mostrando todo o seu talento na arte da composição e da interpretação. Em 1995, ainda em Turvo-SC, recebeu o incentivo de sua família religiosa para registrar num CD algumas de suas canções. Foi então que no final de 1996 surgiu o primeiro trabalho musical de sua carreira, gravado em Porto Alegre. Este trabalho intitulado “O Senhor é a razão do meu cantar”. A partir do sucesso deste primeiro CD, frei Rinaldo continuou produzindo outras canções-mensagens, cheias de vida e do Espírito Santo de Deus. Foi então que, no ano de 1998 nasceu o segundo trabalho artístico de sua carreira musical intitulado “O teu sopro de amor”. Em 2007 veio o CD “Céu, minha casa, meu futuro, meu Deus” e, em 2010 o CD” A força do Perdão” (com participações de Maria do Rosário e Guilherme de Sá – Rosa de Saron); em 2013 o CD “ Deus Cura”; depois disso, nasceram outros projetos como CD – “Terço da Misericórdia”, “Vida e Milagres de São Peregrino”, “Pregações”…

Trabalhos na Comunicação​

I – Rádio
Frei Rinaldo sempre foi um apaixonado pelos meios de comunicação entendendo a importância que estes recursos podem ajudar no processo de evangelização.
Atualmente Frei Rinaldo tem participação em 212 emissoras de Rádio pelo pais, entre elas, Rádio América, Canção Nova, Jovem Pan, Milicia da Imaculada, Grande Vale, Rádio Mensagem, entre outras. Já acumula uma experiência de 26 anos de Rádio. Nestes programas, Frei Rinaldo deixou a sua marca registrada de um profundo conhecedor de todo e dinamismo na arte da comunicação.
II – Microfone de Prata
Por cinco anos consecutivos ganhou o prêmio “Microfone de Prata” da CNBB e UNDA BRASIL na categoria de melhor programa religioso do rádio.
III – Televisão
Com uma experiência de 21 anos de Televisão, Frei Rinaldo participa da programação das principais emissoras católicas do país com programas de entrevistas e espiritualidade:
a) TV Século 21: O Frei Rinaldo apresenta os programas “Vida & Saúde” (Rede 21 – toda segunda feira), “CAMINHOS DA FÉ” (Terça Feira), “SÓCIOS NA FÉ” e “Missa da Saúde” (toda terceira sexta feira de cada mês).
b) TV Aparecida: com o programa SAÚDE E FÉ
c) TV Imaculada Conceição, TV Galega, La Red TV (Fronteira Brasil-Argentina e Paraguai)…com o programa DIÁRIO DE FÉ

1990

Vestibulum vitae mattis turpis fusce aliquam eu aliquam

Non ut consequat hendrerit neque at

1992

Praesent et lectus eleifend feugiat placerat

Lorem et fermentum mauris vitae sit

1997

Suspendisse rutrum consequat imperdiet tellus sed

Pellentesque pulvinar ultrices morbi at nunc

2000

Imperdiet egestas justo nunc, nunc sed consequat

Non ut consequat hendrerit neque at

2005

Viverra luctus in habitant arcu placerat consectetur

Lorem et fermentum mauris vitae sit

2012

Velit lacus porttitor urna vitae

Pellentesque pulvinar ultrices morbi at nunc

Missa da Saúde e projeto “Caravana da Vida”

O Projeto “Caravana da Vida” é a UNIÃO entre o SOCIAL e o ESPIRITUAL. Trata-se de um projeto cristão que procura unir a promoção Social com a Espiritualidade. Nasceu do coração do Frei Rinaldo, a partir de sua experiência pastoral. Frei Rinaldo há muito tempo vem desenvolvendo um trabalho voltado para os enfermos, em especial, com os doentes de câncer. Por isso criou este projeto que, através da MISSA DA SAÚDE, procura levar conforto e apoio espiritual aos enfermos. Sob o Patrocínio de São Peregrino Laziosi, o protetor contra o mal do câncer, a Missa da Saúde é a realização do coração de Jesus que vive a dimensão da “Igreja Samaritana” levando vida em abundância para todas as pessoas (Jo 10,10).
Há muito tempo Frei Rinaldo desenvolve um trabalho com os doentes, em especial, com aqueles que sofrem do câncer. Foi neste intuito que nasceu este projeto, para oferecer a todos uma experiência de fé e apoio espiritual não só aos doentes, mas seus familiares.
Muitas foram as cidades que já receberam esta caravana e por todos os lugares por onde passamos muitas bênçãos e milagres Jesus já realizou na vida de tantas pessoas, em especial, os mais fragilizados fisicamente. O projeto consiste em duas partes: ATENDIMENTO MÉDICO e CELEBRAÇÃO DA MISSA. Para que uma cidade receba a presença do Frei Rinaldo com a Missa da Saúde é necessário uma integração entre a Paróquia da cidade e a Secretaria da Saúde. Esta última deverá providenciar um grupo de médicos, enfermeiros ou agentes da saúde para o atendimento gratuito à população e a Paróquia deverá se ocupar de todo aspecto litúrgico para a celebração da Santa Missa.
ATUALMENTE Frei Rinaldo já visitou mais de 1480 cidades do país rezando a Missa da Saúde, promovendo o atendimento médico nas cidades, visitando e apoiando entidades que trabalham com o câncer. O público de fiéis participantes de suas Missas, na sua grande maioria, doentes, varia de 1.500 a 210 mil pessoas, rezando em Igrejas, Praças públicas, Ginásios e até em estádios de futebol.